Quem deu início ao movimento de levar sistematicamente à prática da filosofia à educação das crianças foi o filósofo norte americano Mathew Lipman. Isto ocorreu na década de 60.
Lipman constatou que a educação básica não estava desenvolvendo a racionalidade das crianças de forma adequada, de modo que os estudantes chegavam na graduação sem serem capazes de compreender o pensamento dos grandes filósofos e sem serem capazes de desenvolver um pensamento autônomo. Diante desta constatação ele criou o programa de filosofia para crianças que fosse capaz de ensinar os estudantes a pensar melhor “através de uma linguagem e isto necessariamente implicava na necessidade de ensinar o raciocínio”.
Para Lipman, o desenvolvimento do pensar deveria ser o principal objetivo da educação e não uma mera consequência das outras disciplinas. Isso porque um pensar bem desenvolvido, uma racionalidade fortalecida certamente fará com que o estudante tenha maior êxito nas outras disciplinas. Ele afirma que, “o propósito maior e mais importante é o de estabelecer um regime de pensamento bem fundamentado entre as crianças (Lipman, 2001, p.53).”
O programa é composto por uma formação para o professor, um currículo e uma metodologia específicos: leitura de um episódio da novela filosófica, levantamento de perguntas filosóficas, escolha da pergunta e do tema para ser investigado, diálogo investigativo e filosófico e avaliação da comunidade investigativa, nome dado ao grupo de pessoas envolvidas nesse processo. Por essas vias, o programa se propôs desenvolver nas crianças habilidades de pensamento com o objetivo de que possam emitir melhor juízo de valor em suas vidas e solucionar problemas.
Lipman teve grande relevância, pois foi quem abriu a possibilidade de se fazer filosofia com as crianças de modo que seu legado deve ser transmitido e respeitado. Graças a ele, surgiram muitas outras possibilidades de se fazer filosofia com as crianças. Algumas frentes deram continuidade a seu trabalho, seguindo seu programa, outras surgiram a partir de algumas críticas feitas a seu Programa.